sexta-feira, 3 de julho de 2009

Manual Merck


Ontem, lendo o livro baseado na série House, descobri vários macetes da medicina atual. E fiquei com uma inveja tenebrosa dos EUA.
Cada aparelho! Até um leigo poderia usar.
Há sites para ajudar médicos a diagnosticar seus pacientes de forma correta, além dos aparelhos como o DXplain.
Ele funcina assim: você coloca todos os sintomas do seu paciente e o aparelho recolhe as informações, avalia, e dá o diagnóstico. Claro que o médico até tomar essa medina,já tinha entrado em diversos conflitos para pedir ajuda à uma máquina.
Mas é excelente, no meu ponto de vista.

O livro também fala do 'Manual Merck' um manual médico que aqui no Brasil, já na 18ª edição contém nada mais nada menos que 3.296 páginas de alto conhecimento.
é nescessário todo estudante de medicina tê-lo - e outros técnicos na área. Hoje como os estudantes americanos nãosão burros, colocaram essas três mil pa´ginas em seus aparelhos sem fio, como notebooks, e aparelhos de mão, como PDAs, Palm ou Pocket PC ou o Blackberry(?).

Acho que é bem melhor carregar esses micropcs portáteis do que esse trambolhão ans costas.
Bom, no livro dá pra pesquisar todos os variados sintomas e doenças.
Um hipocondríaco ao ler dez páginas iria direto para o hospital, rs.

Ao chegar da escola ao meio dia, não tive forças para nada.
Madruguei com a Globo e traumatizei de filmes brasileiros, sério, o filme que olhei era muito estranho.
Um drama sem muito motivo, uma diálogo interminável... as pessoas só se olhavam, acho que conversavam mentalmente.
Se eu fosse uma crítica de cinema ou gastronômica seria o caos!

Falando em House, em fevereiro se não me engano, apareceu o Jesse Spencer - Robert Chase - com gatinhos da tv da revista Capricho.
Ele não é de se jogar fora - AHAHA - mas ele ficou tão sujo com aquela barba na 5ª temporada! Dá até medo, e tira todo o charme bebesistico e australiano que apresentava o personagem australiano.

Falando em medicina, e Estados Unidos.
A rede pública daqui peca bastante não?
Mas o que eu quero comparando um país líder em economia com a aemergência brasileira?
Mas lá deve ser a 'treva' ser pobre, se não tiver plano de saúde, morre esperando um exame de sangue.
Vi num blog que um cara comentou sobre a girpe suína que para os dependentes do SUS, seria o caos, se ocm a gipe normal já morriam, imagine com a A?!

Aqui ela já deu uma trégua aqui na cidade, e já voltou tudo ao normal, digo, quase tudo.

O livro me deu um punico alerta, que o seriado é apenas um seriado, lá os testes também demoram, e levam até uma semana para dar os resultados.
Porque eu estava com uma vontade louca de entrar em um hospital - americano ou brasleiro, vontade é vontade - e fazer um checkup total, saber até se teria alguém con Huntington na família.
O legal é que dei um pouco de valor para os hospitais e centos médicos daqui.
Ainda tenho a vontade... algué já fez ressonância magnética?
Eu acho tão legal! Ainda bemque tirei o piercing, se não sairia com o rosto torto por causa da sucção que a máquina faria do metal.

Também li uma coisa interessante que vale ressaltar: em 1976, depois de uma vacina contra a gripe suína - nos EUA - ouve um pico de pessoas que apresentaram a singrome de Guillain-Barré. Uma doençã autoimune em que danifica as células nervosas.
Acho que o tipo de vírus de lá pra cá é diferente, se não já teriam dado essa tal vacina pro pessoal, ou estudado e melhorado ela. Como não sou biomédica nem infectologista não dar murro em ponta de faca.

Vou indo nessa, e deculpem o post meio chato, é que recém acordei!
Acho que estou em mutação. Não sou nem matutina ou vespertino - noturno - porque a tarde pra mim é como a noite, só serve pra dormir. Ou seja, imendo a hora que acordo a noite até a manhã que vou esrudar. Que coisa complicada!

Até mais, e a alfinetada ou cutucada fica pra o post de dia! Vou produzir mais de manhã, antes da aula venho aqui. Então vou fofocar bastante.
Alguém grava o Esquadrão da Moda pra mim?

0 comentários: